AQÜICULTURA ORGÂNICA

 

Euclydes Ruy de Almeida Dias1
Lídia Sumile Maruyama2

A Agricultura Orgânica está crescendo 20% ao ano em todo o mundo inclusive no Brasil. Existem solicitações de peixes criados segundo os critérios de aqüicultura orgânica. A maior dificuldade consiste em obter a chamada "ração orgânica".
A aqüicultura orgânica compreende a criação de organismos aquáticos comestíveis, tais como peixes, camarões, rãs ou outros, efetuada em água isenta de contaminações ou poluição, alimentados com organismos planctônicos, nectônicos, bentônicos, ou vegetais ou ração "orgânica", utilizando preferencialmente alevinos, pós-larvas ou girinos de cultivos "orgânicos". Desta maneira:

a) A água de cultivo deve ser isenta de agrotóxicos, de resíduos de adubação química, contaminantes ou poluentes, preferencialmente originária de nascentes da propriedade ou de microbacias cobertas por vegetação nativa ou onde se pratique a agricultura orgânica.

b) A adubação da água, necessária ao desenvolvimento do plâncton, alimento básico de alevinos, pós-larvas ou girinos, deve ser efetuada com adubos orgânicos curtidos, tais como cama de galinhas poedeiras ou de frangos de corte, alimentados com ração isenta de antibióticos, resíduos de suínos ou bovinos, criados segundo critérios determinados pela agricultura orgânica.

c) A ração orgânica deve ser isenta de antibióticos e possuir todos os seus componentes, tais como farelo de soja, farelo de milho, farelo de trigo, farelo de agriculutra orgânica, sem agrotóxicos, carrapaticidas, inseticidas ou outros sendo os produtos vegetais adubados com adubação verde ou orgânica.

d) Alevinos, pós-larvas ou girinos, preferencialmente devem ser produzidos na propriedade, ou adquiridos de produtores que utilizem a aqüicultura orgânica.

IMPORTÂNCIA DA AQÜICULTURA ORGÂNICA

A "meia vida útil" é o tempo em que o homem ou animal leva pra eliminar 50% da substância contaminante. A meia vida útil de metais pesados, como é o caso do mercúrio no homem, é de 73 dias, enquanto que nos peixes é de 2 anos. Consumindo peixes contaminados por exemplo, o homem vai acumulando metais pesados, atingindo níveis prejudiciais ao seu organismo estando sujeito a sérios problemas neurológicos.

(1) Pesquisador Científico - Instituto de Pesca - CPA - SAA - SP
(2) Bióloga/ Estagiária - Instituto de Pesca - CPA - SAA - SP

<<<voltar